Métodos de divulgação

terça-feira, 24 de março de 2009 ·

Olá a todos!

Hoje venho postar para apresentar alguns métodos de divulgação que estou utilizando em minha pesquisa.

Aqueles que possuem blogs ou sites devem entender quando digo que é muito difícil fazer com que sejam conhecidos por todos. É importante se munir de diversos métodos para alcançar esse objetivo. Por isso, este post pode ajudar aqueles que pretendem divulgar blogs, sites ou notícias.

Com a intenção de coletar muitas mensagens de e-mail e SMSs, comecei a pesquisar quais métodos me seriam úteis para a divulgação maciça dos dados referentes ao projeto. Contei com dicas valiosas para criar este post, em especial, três páginas da web me proporcionaram a ajuda que precisava:




Colocarei aqui as etapas concluídas desde o início, aquelas em desenvolvimento e outras que ainda podem ser utilizadas para divulgação da pesquisa “Construção de Corpora de Mensagens Eletrônicas para Conversão Automática em Fala” com o intuito de coletar grande número de mensagens de e-mail e mensagens SMS. Vale lembrar que o próprio site da pesquisa (http://sites.google.com/site/corpusemailesms/) e este blog foram criados com o intuito de divulgar e coletar tais mensagens.

Os métodos estão expostos abaixo:

  • E-mail: a partir da conta de e-mail criada especialmente para a pesquisa foi possível gerar uma mensagem de e-mail com todas as informações, bem como link para o site e instruções para a participação dos interessados;

  • Criação de formulários para envio de mensagens SMS e e-mails através da ferramenta GoogleDocs;

  • Assinatura em e-mail: após a criação da conta de e-mail, uma assinatura foi vinculada a ela com os dados da pesquisa. Essa mesma assinatura também foi adicionada à minha conta de e-mail particular;

  • Envio de mensagem para diversos endereços: a mensagem com as informações sobre a pesquisa e com os links para o site foi enviada para todos os meus contatos, incluindo o grupo de discussão online que participo, para diversas secretarias de graduação da universidade e para outras instituições de ensino;

  • Apresentação do link do site e do blog em programas como MSN, Orkut e Blog pessoal. Também criei um post só para a minha pesquisa nesse blog pessoal;

  • A URL do site foi adicionada aos buscadores Google, Cadê e MSN;

  • Mídias sociais: foram descobertas diversas mídias sociais, ou seja, sites direcionados para divulgação de notícias, blogs e sites:
  1. Perfil na mídia "Via 6";
  2. Perfil no fórum "BrPoint";
  3. Do melhor;
  4. Perfil no site "Outrolado".
  • O blog também foi adicionado a diversos sites especialmente criados para divulgação de blogs:
  1. Uêba
  2. Blogarama
  3. Technorati
  4. Blogblogs
  5. DiHiTT
  6. Fórum BrPoint
  • Os sites Blogarama, Technorati, Blogblogs e DiHiTT ofereceram um link que foi adicionado a este blog. Esses links também promovem a divulgação do blog nos sites supracitados;

  • SEO: foram feitos alguns estudos sobre métodos de otimização de sites. O site "Marketing de Busca" (http://www.marketingdebusca.com.br/) fornece informações e ferramentas para utilização de qualquer usuário;

  • Contador de visitas: o site e o blog não forneceram um contador de visitas. Assim, criei contadores para ambos no endereço da web http://contador.s12.com.br/. Através deles, averiguo a quantidade de acessos por dia;

  • FEEDBurner: através desse site foi possível criar um feed para o blog e adicioná-lo a diversas mídias voltadas para esse tipo de divulgação. Além disso, o FEEdBurner permite formas de otimização do feed, podendo criar diversos links para ele. Um deles foi adicionado às minhas assinaturas de e-mail;

  • Comunidade no Orkut: O Orkutimes me fez pensar na criação de uma comunidade para a pesquisa.Criei a comunidade "Corpora E-mail e SMS", onde pode-se encontrar fóruns de discussão, enquetes e diversos membros interessados em novidades: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54332804;

  • Através do FEEDBurner foi possível criar um método para enviar newsletter. O espaço foi adicionado ao blog e o usuário pode receber todas as novidades e atualizações se cadastrando no feed;

  • O FEEDYES é outro site que permite a criação de feeds;

Além desses métodos, há alguns em desenvolvimento e outros em projeto:

  • Criação de cartazes para divulgação;

  • Estudo de métodos de marketing para divulgação e também para a preparação dos cartazes;

  • Produção de um script de indicação para ser adicionado ao site e ao blog;

  • Pesquisar outras mídias sociais como Linkedin; Syndic8.com; DayPop; Twitter; My Space; Del.icio.us; Digg; Plaxo; Facebook; Microsoft LiveSpaces; Six Apart; eBay e Naymz (lembrando que nenhuma delas foi verificada ainda);

  • Criação de banner para divulgação na UNICAMP;

  • Pesquisa de sites para trocas de links e para troca de banners;

  • Pedido para divulgação da pesquisa na Agenda UNICAMP.

Somente adicionei aqui informações que acumulei ao pesquisar sobre o título deste post. Por conta disso, gostaria que as pessoas que se interessarem comentassem sobre o post e também colocassem novas informações, caso tenham. É sempre bom obter ajuda e claro, as críticas são construtivas.

Espero que o post esteja claro o bastante, afinal, foi o mais longo até agora.

Obrigada pela atenção até aqui.

Participem da pesquisa!

Abraços,

Monica.

0 comentários:

Corpora SMS e Email Headline Animator

Seja Bem-Vindo!

Olá, seja bem-vindo a este blog!
Espero que aprecie os tópicos e comente, criticando, sugerindo e adquirindo informações sobre a pesquisa que analisa mensagens de e-mail e SMSs.

Subscreva-se agora Feed Icon


Seguidores

blogarama - the blog directory Add to Technorati Favorites BlogBlogs
Imóvel
Contador de visitas