Os pesquisadores que trabalham na construção de corpus vão entender perfeitamente quando digo que a dificuldade encontrada ao coletar dados e promover análises em pesquisas é de extrema seriedade.
Compilar um corpus de qualquer gênero na área de Linguística de Corpus, por exemplo, é um trabalho que requer muita paciência.
Digo isso porque como pesquisadora dessa área, compilando corpora de e-mails e SMSs, sinto na pele o quão difícil é conseguir os dados.
O propósito de minha pesquisa no início era coletar em torno de duas mil mensagens de cada gênero. Ao final de quase um ano de pesquisa, conto apenas com 10% desse total.
Procuramos as melhores formas de alcançar o público colaborador: divulgação deste blog, do site, da comunidade no orkut, envio de e-mails pedindo a colaboração de pessoas conhecidas...muito trabalho, pouca repercussão.
Muitos daqueles que participam como colaboradores de pesquisas em geral são os próprios pesquisadores. Provavelmente, isso acontece porque eles já conhecem as dificuldades encontradas nesse contexto.
As análises propostas no meu projeto já estão em processo com a utilização dos corpora coletados. No entanto, faço este post para conscientizar os leitores sobre a necessidade de colaboração que se apresenta a todos os pesquisadores das diversas áreas de estudo.
A reflexão que devemos fazer é que o fato de colaborar com pesquisas não deve acontecer somente para agradar ao pesquisador, e sim, para que possamos contribuir para maiores descobertas que beneficiarão a todos os cidadãos.
Portanto, leitores, tomem conhecimento das diversas pesquisas que estão sendo feitas e participem delas! Vocês estarão contribuindo para o progresso do país.
Monica.
As dificuldades na investigação científica
quarta-feira, 3 de junho de 2009
by
Monica Vicentini
·
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Corpora SMS e Email Headline Animator
Seja Bem-Vindo!
Olá, seja bem-vindo a este blog!
Espero que aprecie os tópicos e comente, criticando, sugerindo e adquirindo informações sobre a pesquisa que analisa mensagens de e-mail e SMSs.
Espero que aprecie os tópicos e comente, criticando, sugerindo e adquirindo informações sobre a pesquisa que analisa mensagens de e-mail e SMSs.
1 comentários:
Sugiro partir para mensagens no twitter. Por estar "online", penso que não haveria problema em utilizá-las (restrições em termos de privacidade).
Postar um comentário